Sotera: uma das cervejarias pioneiras da Bahia

A Sotera é uma das cervejarias artesanais pioneiras da Bahia. Foi a segunda da região metropolitana de Salvador a conseguir o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). E a terceira no estado. Antes, as cervejarias Arraial D’Ajuda e Berenice já haviam conseguido seus registros.

Desde 2015, a fábrica está localizada em Abrantes, Camaçari. A apenas 30 minutos do Aeroporto de Salvador. Mas antes disso, em 2013, os sócios fundadores Adriano Bovo e Fabrício Barcelos haviam montado a estrutura em Imbassaí, praia localizada a pouco mais de uma hora da capital. A ideia não foi muito à frente até que decidiram migrar para Abrantes.

Com a chegada dos irmãos Maurício e Lúcio Sales, o time de sócios estava pronto para tocar o projeto e iniciar a saga de atender a todas as exigências do MAPA e da Prefeitura de Camaçari – estas muito mais desgastantes. Em junho de 2017, tudo estava regularizado.

Fábrica da Cervejaria Sotera em Abrantes
Fábrica da Sotera, em Abrantes, Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (Sotera)

Estilos de cerveja

A cervejaria estreou produzindo uma Australian Pale Ale. A ideia era brassar a tradicional American Pale Ale, mas a falta de lúpulos americanos no mercado forçou os cervejeiros da Sotera a usarem a criatividade. Logo em seguida, vieram a American Wheat, uma American Pale Ale (APA), Golden Ale e uma Session Indian Pale Ale (Session IPA).

Em 2018, em parceria com a Cervejaria Amada, surgiu a Black IPA colaborativa Sinhá Retada. O uso de rapadura produzida na Bahia na receita faz valer o DNA baiano das duas cervejarias. A cerveja é fiel ao estilo, misturando as características das IPAs com o torrado dos maltes escuros, em 6,4% ABV e 68 IBU.

A Sotera inicia 2019 trabalhando com os estilos APA, Session IPA, Golden Ale e Black IPA. Segundo o mestre cervejeiro Adriano Bovo, a primeira novidade deve ser uma breja que siga o estilo da escola belga. Bovo foi o primeiro mestre cervejeiro da Bahia a se tornar jurado BJCP (Beer Judge Certification Program), programa responsável pela principal formação de jurados para competições cervejeiras e pelo principal guia de estilos de cerveja no mundo.

Capacidade de produção

A Sotera tem estrutura com capacidade para produzir 4 mil litros de cerveja por mês. O recorde foi de 2,4 mil litros no final de 2018. Segundo Adriano Bovo, a meta para 2019 é chegar aos 3 mil litros/mês.

A fábrica está localizada na Rua A s/n – Loteamento Jardim dos Flamboyants, lote 8, Galpão 03, em Abrantes – Camaçari (BA). Para agendar uma visita, basta ligar para o telefone 71 3623-4984.

Site: www.cervejariasotera.com.br
Email: contato@cervejariasotera.com.br

Francisco Ribeiro

Jornalista e editor do portal Cerveja Na Bahia. Email: contato@cervejanabahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *