06/07 – Proa comemora um ano. “Receptividade dos baianos é gratificante”

A Proa Cervejaria comemora um ano de inauguração no próximo sábado (6), com uma grande festa, a partir das 14h, no seu bar de fábrica, em Lauro de Freitas (BA). O evento vai ter, claro, muita cerveja artesanal e música ao vivo com Amy Reggaehouse e DJ Roger ‘n Roll. A cervejaria também vai lançar um novo rótulo comemorativo. As entradas custam R$ 15 e podem ser adquiridas antecipadamente pelo Sympla.

Compre aqui seu ingresso

Comandante do barco que surgiu na cena baiana para “remar contra a maré da mesmice”, a mestre cervejeira gaúcha Débora Lehnen celebra o primeiro aniversário, ao mesmo tempo em que destaca o crescimento de todo o mercado local. “Nesse primeiro ano, já percebemos um crescimento do mercado que passou de três cervejarias licenciadas para em torno de dez. Houve também um aumento no número de pontos de venda que servem chope direto das torneiras, o que mostra um amadurecimento e crescimento do setor”, observa.

bar da fábrica da Proa em Lauro de Freitas
Fábrica da Proa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (Divulgação)

Desafios

Mesmo diante das dificuldades para se investir num mercado ainda novo, como o da cerveja artesanal, Débora destaca o crescimento da empresa e o papel que ela assume de disseminar uma cultura ainda em formação na Bahia. “Muito além de produzir cerveja, os desafios de se construir e fortalecer o mercado, que ainda é bastante incipiente, vão desde educar os consumidores sobre o consumo de cerveja artesanal até desafios ligados à falta de saneamento básico do município em que estamos instalados”, pontua.

Débora também cita a indisponibilidade de alguns insumos cervejeiros, o que submete as cervejarias a fretes altos e problemas com a logística, além dos altos impostos e a falta de mão de obra qualificada. Mesmo assim, por apostar no potencial do mercado baiano, a Proa é uma das cervejarias que mais investem na atual cena cervejeira local. Além da fábrica e do bar da fábrica, ambos em Lauro de Freitas, a empresa abriu recentemente uma tap room com 15 torneiras no bairro da Pituba, em Salvador.

fachada da tap room da Proa em Salvador
Tap Room no bairro da Pituba, em Salvador, é o mais novo investimento da Proa (Peu Fernandes/Divulgação)

Receptividade baiana

“Apesar das dificuldades do setor, trabalhar com cerveja é muito gratificante, ainda mais quando é possível conversar diretamente com o consumidor final”, explica. Para Lehnen, a possibilidade de mostrar ao cliente a essência de uma cervejaria e bater um papo informal sobre a forma de se consumir os produtos, além da crescente aceitação do baiano à cerveja artesanal, a motivaram a abrir o bar de fábrica e, posteriormente, o bar da Pituba. “A receptividade dos baianos à Proa tem sido muito gratificante”, garante.

Por isso mesmo, os planos para o próximo ano são diversos. A mestre cervejeira diz que para posicionar ainda mais a marca da Proa, a ideia é fortalecer os eventos característicos dos tradicionais bares de fábrica, a exemplo do conhecido Oktoberfest, além da corrida cervejeira Beer Mile e do Crossfit Cervejeiro. “Outras festas bacanas também já estão na lista”, avisa.

Serviço

O QUE
Festa de 1 ano da Proa Cervejaria
QUANDO
Sábado, 6 de julho de 2019, a partir das 14h
ONDE
Proa Cervejaria, Rua Dr. Barreto, 303, Lauro de Freitas (BA)
QUEM
Shows com Amy Reggaehouse e DJ Roger ‘n Roll
QUANTO
R$ 15

Localização

Francisco Ribeiro

Jornalista e editor do portal Cerveja Na Bahia. Email: contato@cervejanabahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *