Peritus mistura cervejas e culinária de Minas Gerais e da Bahia

Inaugurado no final de abril, o Peritus Bar é mais uma boa novidade no mercado cervejeiro de Salvador em 2019. Localizado na Rua das Dálias, 540, no bairro da Pituba, o bar oferece nada menos que 14 torneiras de chopp artesanal, um ambiente muito bem decorado e uma atenção especial ao cardápio, que pretende misturar as culinárias baiana e mineira.

A ideia surgiu na cabeça do engenheiro mineiro Leo Prates, que mora na Bahia há quatro anos. Casado com um baiana e fã da culinária da sua terra natal e daquela que ele escolheu para trabalhar e morar, Prates quis materializar a mistura em pratos clássicos dos dois estados. E a pessoa escolhida para formular tudo foi a chef baiana Nívea Rigaud, que participou do programa Master Chef em 2015.

pasteis de angu do Peritus Bar
Pastel de angu com queijo Canastra do Peritus, uma receita mineiríssima (Divulgação)

Cardápio

“Dei algumas sugestões como o pastel de angu e o pastel de queijo, que é uma receita da minha mãe, mas todo o restante veio da cabeça dela”, conta o empresário. Seguindo o breafing, a chef que hoje mora em São Paulo preparou um cardápio que passeia muito bem pelas duas tradições, oferecendo dadinhos de tapioca, bolinhos de feijoada e de moqueca (isso mesmo), cortes de carne e farofa de linguiça, pasteis (incluindo o de queijo Canastra), escondidinhos e pães de queijo. De entrada, toda mesa ganha uma pipoquinha com o tradicional torresmo.

E como o objetivo é se tornar também uma referência de bar cervejeiro na cidade, o Peritus oferece diariamente 14 opções de cerveja dos mais diferentes estilos. A carta é toda pensada por Leo Prates, também formado como sommelier de cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB). “A descrição das cervejas é feita para o público leigo entender bem cada estilo, e pelo menos a metade das torneiras da casa é voltada para quem está começando a beber artesanais”, explica.

torneiras de chopp do Peritus Bar
Quatorze torneiras de chopp artesanal fazem a diversão dos cervejeiros e cervejeiras que vão ao Peritus, na Pituba (Francisco Ribeiro/Cerveja Na Bahia)

Brejas locais

O cliente sempre vai encontrar cervejas baianas e mineiras nas torneiras do Peritus, além de brejas premiadas de outros estados do País. O nome do bar, como explica o idealizador, se refere ao objetivo de fazer com que cada cliente se torne um “perito do próprio paladar”. E a variedade de estilos e sabores de cerveja contribui bastante para esse aprendizado.

O Peritus tem capacidade para 106 pessoas. São 14 torneiras de chopp artesanal, mais 14 opções no cardápio e três tipos de sobremesa, além de alguns drinks. A casa abre de terça à quinta, de 18h à meia noite; às sextas-feiras, de 18h à 1h; aos sábados, de 16h à 1h e aos domingos, de 15h às 22h.

Para os fãs do futebol ao vivo, o Peritus sempre tem uma programação de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro e de outros torneios nacionais e internacionais. Para fazer sua reserva, basta ligar para o telefone 71 99964-3616.

Localização

Francisco Ribeiro

Jornalista e editor do portal Cerveja Na Bahia. Email: contato@cervejanabahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *