Per una birra lliure! Onde beber cerveja artesanal em Barcelona

Ficamos super-contentes com o convite de Francisco para inaugurar a coluna de dicas de viagens do Cerveja na Bahia. Sempre trocamos altas ideias sobre viagens e, em qualquer bodega com breja artesanal que íamos, sempre batíamos fotos e logo mandávamos alguma sugestão de cerveja para ele engatar no Birra Bistrô.

Quando surgiu o convite para compartilhar alguma viagem nossa, associada a um roteiro cervejeiro, adoramos a ideia! Pensando em algumas cidades, de Tiradentes-MG a Londres-ENG, não resistimos a falar de Barcelona. Primeiro, porque é onde tem a casa do melhor do mundo (Luppy é #MessiLover). Segundo, porque a galera de Barcelona é muito rock ‘n’ roll. Terceiro, por causa do ânimo independentista dos catalães. A rota cervejeira, unindo-se esses elementos, fica ainda mais incrível.

Sérgio e Guadalupe no Napar BCN, em Barcelona
Sérgio e Guadalupe no Napar BCN, em Barcelona (aquivo pessoal)

Barcelona é foda. Ponto. Não iremos, por razões óbvias, gastar caracteres explicando o quanto a arquitetura ou a cultura ou o futebol influenciaram nossa escolha. A razão primordial pela qual escolhemos Barcelona para falar de cerveja artesanal é porque, para além de ter MUITA breja boa, barzinho legal e cervejaria fantástica, os catalães são MUITO organizados com a cena cervejeira.

Mapa com bares de cerveja artesanal

Os sacanas se uniram e montaram um Grêmio de Elaboradores de Cerveja Artesanal (tradução livre), iniciativa por meio da qual os sócios orientam a cena, dispondo de informações e mapeando a cidade com os estabelecimentos (venues e breweries) que disponham de cerveja artesanal. Mas não é só. Eles confeccionaram um Barcelona Craft Beer Map, cuja versão impressa é disponibilizada em pontos diversos na Catalunha, até mesmo em locais que não oferecem cerveja artesanal!

Craft Beer Map Barcelona
Mapa com lugares que oferecem cerveja artesanal em Barcelona (arquivo pessoal)

Atendimento de excelência

Ficamos surpreendidos com a união, a organização e preocupação (sobretudo) com o consumidor. Foi difícil escolher onde ir, até porque só passamos cinco dias em Barcelona nesta última viagem (outubro/2018). Ainda assim, indicaríamos, sem sombra de dúvidas, o Garage Beer Co, o NaparBCN e o Humble Bier.

Embora cada um conte com suas peculiaridades, há alguns elementos em comum entre eles. Em todos, fomos muito bem tratados. O atendimento é de excelência. Os bartenders conhecem bem as cervejas e tiram suas dúvidas numa boa. Outro ponto em comum é o estilo da galera (a que frequenta e a que atende): eles são muito rock ‘n’ roll. Daí já é de se esperar bom gosto na trilha sonora que te faz companhia.

Agora, sobre as peculiaridades. O Garage Beer Co é aquele local mais informal, que lembra um Tap Room da Perro Libre. O pessoal que frequenta é mais descontraído, rola uma comidinha de boa à la Hocus Pocus (RJ). São 10 torneiras (o Garage é brewery também), então tomamos muita coisa boa e fresquinha por lá.

Napar BCN Barcelona
Ambiente e variedade de torneiras são diferenciais do Napar BCN Barcelona (arquivo pessoal)

Clássico x intimista

O NaparBCN é um lugar lindo! Tem os ares de uma farmácia bem antiga, daquelas clássicas em que o boticário preparava pra você sua receita especial. A decoração é muito charmosa mesmo. Bebemos mais variedades lá, até porque são 24 torneiras, incluindo cervejas nórdicas.

A terceira indicação é o Humble Beer. Nesse lugarzinho pequeno, fofo e intimista, bebemos também boas opções (são 10 torneiras), mas a comida é mais limitada. Não atrapalha se você já tiver jantado antes, mas vale a ida por ser muito aconchegante. Ele estaria mais pra uma Trilha (SP).

É isso. São muitas opções on tap, que são trocadas com frequência. Só nesse tempo em que estivemos lá, como nos hospedamos a menos de duas quadras do Garage Beer Co, fomos lá só três vezes (ora a saideira da noite, ora o início da noite). E, ainda assim, bebemos opções diferentes todos os dias. #PerUnaBirraLliure!

Guadalupe e Sérgio moram em Salvador

Guadalupe Alexandrino

Guadalupe Alexandrino é soteropolitana, assessora jurídica e apreciadora de fermentados e destilados. Embora as IPAs já tenham ocupado exclusivamente seu coração, ele hoje tem lugar para todas as cervejas, com exceção daquelas à base de trigo. E-mail: guadalupealexandrino@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *