Per una birra lliure! Onde beber cerveja artesanal em Barcelona
Ficamos super-contentes com o convite de Francisco para inaugurar a coluna de dicas de viagens do Cerveja na Bahia. Sempre trocamos altas ideias sobre viagens e, em qualquer bodega com breja artesanal que íamos, sempre batíamos fotos e logo mandávamos alguma sugestão de cerveja para ele engatar no Birra Bistrô.
Quando surgiu o convite para compartilhar alguma viagem nossa, associada a um roteiro cervejeiro, adoramos a ideia! Pensando em algumas cidades, de Tiradentes-MG a Londres-ENG, não resistimos a falar de Barcelona. Primeiro, porque é onde tem a casa do melhor do mundo (Luppy é #MessiLover). Segundo, porque a galera de Barcelona é muito rock ‘n’ roll. Terceiro, por causa do ânimo independentista dos catalães. A rota cervejeira, unindo-se esses elementos, fica ainda mais incrível.

Barcelona é foda. Ponto. Não iremos, por razões óbvias, gastar caracteres explicando o quanto a arquitetura ou a cultura ou o futebol influenciaram nossa escolha. A razão primordial pela qual escolhemos Barcelona para falar de cerveja artesanal é porque, para além de ter MUITA breja boa, barzinho legal e cervejaria fantástica, os catalães são MUITO organizados com a cena cervejeira.
Mapa com bares de cerveja artesanal
Os sacanas se uniram e montaram um Grêmio de Elaboradores de Cerveja Artesanal (tradução livre), iniciativa por meio da qual os sócios orientam a cena, dispondo de informações e mapeando a cidade com os estabelecimentos (venues e breweries) que disponham de cerveja artesanal. Mas não é só. Eles confeccionaram um Barcelona Craft Beer Map, cuja versão impressa é disponibilizada em pontos diversos na Catalunha, até mesmo em locais que não oferecem cerveja artesanal!

Atendimento de excelência
Ficamos surpreendidos com a união, a organização e preocupação (sobretudo) com o consumidor. Foi difícil escolher onde ir, até porque só passamos cinco dias em Barcelona nesta última viagem (outubro/2018). Ainda assim, indicaríamos, sem sombra de dúvidas, o Garage Beer Co, o NaparBCN e o Humble Bier.
Embora cada um conte com suas peculiaridades, há alguns elementos em comum entre eles. Em todos, fomos muito bem tratados. O atendimento é de excelência. Os bartenders conhecem bem as cervejas e tiram suas dúvidas numa boa. Outro ponto em comum é o estilo da galera (a que frequenta e a que atende): eles são muito rock ‘n’ roll. Daí já é de se esperar bom gosto na trilha sonora que te faz companhia.
Agora, sobre as peculiaridades. O Garage Beer Co é aquele local mais informal, que lembra um Tap Room da Perro Libre. O pessoal que frequenta é mais descontraído, rola uma comidinha de boa à la Hocus Pocus (RJ). São 10 torneiras (o Garage é brewery também), então tomamos muita coisa boa e fresquinha por lá.

Clássico x intimista
O NaparBCN é um lugar lindo! Tem os ares de uma farmácia bem antiga, daquelas clássicas em que o boticário preparava pra você sua receita especial. A decoração é muito charmosa mesmo. Bebemos mais variedades lá, até porque são 24 torneiras, incluindo cervejas nórdicas.
A terceira indicação é o Humble Beer. Nesse lugarzinho pequeno, fofo e intimista, bebemos também boas opções (são 10 torneiras), mas a comida é mais limitada. Não atrapalha se você já tiver jantado antes, mas vale a ida por ser muito aconchegante. Ele estaria mais pra uma Trilha (SP).
É isso. São muitas opções on tap, que são trocadas com frequência. Só nesse tempo em que estivemos lá, como nos hospedamos a menos de duas quadras do Garage Beer Co, fomos lá só três vezes (ora a saideira da noite, ora o início da noite). E, ainda assim, bebemos opções diferentes todos os dias. #PerUnaBirraLliure!
Guadalupe e Sérgio moram em Salvador