Mindubier, cervejaria baiana, inovadora e premiada

Vencedora do concurso Bier Hub em 2016, premiada na Copa da Cerveja de Porto Alegre em 2018 com a melhor American IPA, primeira cervejaria cigana de Salvador e requisitada para criar rótulos colaborativos com grandes cervejarias do cenário nacional. Esse é o cartão de visita da Mindubier, uma cervejaria baiana de vanguarda.

Essa história começou com a produção caseira em 2014, que perdurou até o Bier Hub, em 2016, em São Paulo. Concorrendo com outros cervejeiros de todo o país, os baianos conseguiram o primeiro lugar com a MinduIPA e, como prêmio, ganharam a produção de 2,5 mil litros na Cervejaria Blondine. Em agosto daquele ano, com o lote na mão, a cervejaria deu início às primeiras vendas como cigana e com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Cerveja Minduipa
Minduipa “saindo do forno” para a alegria dos lúpulo-maníacos (Divulgação)

Fábrica x cervejaria cigana

A produção cigana teve continuidade na Cervejaria Dádiva, em Várzea Paulista, no interior de São Paulo. Alguns lotes também foram produzidos na Caatinga Rocks, cervejaria artesanal de Maceió (AL). Até que, em 2018, a Mindubier decidiu montar uma estrutura própria em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. No chamado “laboratório”, a cervejaria criou uma série de rótulos dos mais variados estilos (confira abaixo).

A ideia era viabilizar a fábrica, mas os altos custos fizeram a Mindu encerrar o projeto e continuar com a estratégia da cervejaria cigana, iniciando produção na Proa Cervejaria, então recém inaugurada também em Lauro de Freitas (BA). Atualmente, a produção da Mindubier gira em torno dos 4 mil litros por mês.

Sócios da Cervejaria Mindubier
Gustavo Martins (mestre cervejeiro), Eduardo Almeida (Comercial) e Gustavo Argollo (Marketing) são os sócios da Mindubier (Divulgação)

Estilos de cerveja

A Mindubier inicia 2019 com dois rótulos de linha, a premiada Minduipa – uma American IPA com blend de lúpulos americanos e australianos, 6.6% ABV e 50 IBU –, e a Mindu Summer, uma Summer Ale leve e refrescante, com 5% ABV e 20 IBU. Uma rauchbier colaborativa com o Restaurante Carvão, de Salvador, também entrará no time de brejas e passará a ter produção constante. Boa notícia para os fãs dos maltes defumados.

Na lista de rótulos que a Mindubier já criou estão:

  • Arquiweizen (hop weiss vencedora da categoria estilo misto, no Concurso Nacional das Acervas 2016)
  • MinduApa (American Pale Ale)
  • MinduSession (Session IPA)
  • MinduJuicy (New England IPA)
  • Apatrón (American Pale Ale em parceria com a Vitrine da Cerveja)
  • CumaRIS (Russian Imperial Stout)
  • MinduBrown (American Brown Ale com café)
  • Dark Milk (Russian Imperial Stout com café)
  • Baiana Sour (Catharina Sour com umbú)
  • MinduBrutt (Brutt IPA)
  • MinduBlond (American Blond Ale)
  • Chapada Sour (American Wild Ale com maracujá selvagem)
  • MinduBlack (Black IPA)
  • MinduCello (Saison com limão siciliano)
Cerveja Mindu Summer Ale
Leve e refrescante, a Mindu Summer Ale faz sucesso nos dias de sol e calor em Salvador (Divulgação)

Cervejas colaborativas

Entre os rótulos colaborativos, destacam-se a Fora do Eixo (Brutt IPA feita junto com as cervejarias 5 Elementos, Ekaut, Caatinga Rocks e Raffe), DPIS (uma RIS com amendoim, em parceria com a 5 Elementos), Saison Acerola (colaborativa com a Caatinga Rocks e Raffe), WOT’s Up Mindu (Catharina Sour com umbu e siriguela, elaborada para o brewpub What’s On Tap de São Paulo) e uma Red IPA feita para o Red Burger, em Salvador.

As cervejas da Mindubier podem ser encontradas em mais 80 pontos de venda, na Bahia e em Sergipe. Para entrar em contato com a cervejaria, ligue para 71 99708 9440 (horário comercial).

Site: www.mindubier.com
E-mail: contato@mindubier.com

Francisco Ribeiro

Jornalista e editor do portal Cerveja Na Bahia. Email: contato@cervejanabahia.com.br

Um comentário em “Mindubier, cervejaria baiana, inovadora e premiada

  • 9 de março de 2019 em 00:49
    Permalink

    Essa variedade boa de rótulos e a parceria com o Carvão me lembrou o que a Blondine tem feito em SP, em parceria com restaurantes “famosos”, como A Casa do Porco ou o Bar da Dona Onça. Não sei se é o caso do Carvão aqui, mas lá a Blondine faz cervejas exclusivas criadas em parceria com o restaurante que só são vendidas nos restaurantes (nunca as vi sendo vendidas em outros locais). E a arte do rótulo também homenageia o estabelecimento. A Mindu poderia se arvorar nessa ideia, penso que seria interessantíssimo. Faz falta chegar em restaurantes aqui em SSA e não encontrar boas cervejas pra beber.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *