Como consumir e ajudar ao mercado cervejeiro baiano durante a pandemia

A pandemia do coronavírus caiu como uma bomba em todo o mundo e os efeitos estão sendo desastrosos para a saúde pública e a economia. No Brasil, diversos setores do mercado já sofrem com as medidas de isolamento social, principalmente os menores e emergentes, como o da cerveja artesanal.

Na Bahia, com o fechamento temporário de bares e lojas especializadas, os pequenos empresários do setor buscam alternativas para sobreviverem em meio à crise. O Cerveja Na Bahia conversou com alguns deles e mostra aqui algumas formas de você ajudar a manter viva a cena cervejeira local.

Bares e Lojas

Antes mesmo de o prefeito de Salvador decretar o fechamento de bares e restaurantes a partir da quarta-feira, 25 de março, os principais pontos de venda e fábricas do mercado cervejeiro da capital optaram por suspender o atendimento presencial ao público, por conta das medidas de contenção e prevenção ao novo coronavírus. Como saída, muitos trocaram o atendimento no balcão por ações de delivery ou “take away”, quando o cliente vai ao local apenas para buscar o produto.

Torneiras de chopp da loja Chopp Shop
São dez opções de cerveja na pressão na Chopp Shop (Divulgação)

Um exemplo é a Chopp Shop, pub cervejeiro localizado no bairro da Graça. “Decidimos por fechar a casa até um pouco antes da decisão geral do mercado e dos outros pontos de vendas, justamente por termos um ambiente pequenininho e aconchegante, além de climatizado, o que inviabilizaria o afastamento das mesas e a opção de dar preferência à ventilação”, explica Lívia Dumet, sócia-proprietária.

Ela diz que o objetivo foi de preservar a saúde dos clientes e funcionários e, por isso, decidiu interromper o funcionamento da casa. O serviço do bar foi suspenso no dia 16 de março, dando início ao de “take away”, duas vezes na semana, às quartas e sextas-feiras, das 16h às 19h. É possível encher growlers de um ou dois litros, escolhendo entre as dez opções de chopp, ou optar por latas e garrafas. O chopp também pode ser pedido no site Cerveja Salvador ou no iFood, com entrega em casa.

Clientes fazem estoque

Mais antiga loja e um dos maiores distribuidores de cerveja artesanal da Bahia, a Vitrine da Cerveja inicialmente tomou medidas de prevenção, disponibilizando álcool em gel, substituindo os copos de vidro por descartáveis e suspendendo os petiscos e atendimento no balcão. Com a inevitável suspensão do funcionamento do bar, restaram as opções de delivery e retirada no local. “Intensificamos o delivery, que está mais rápido, e fizemos a parceria com o site Cerveja Salvador, que entrega nosso chopp na casa do cliente”, explica o proprietário Claiton Santos.

Ele diz que o chopp continua tendo uma boa saída, assim como as latas de 473ml, com as opções de delivery e retirada no local. Também há a opção de crowlers, que são latas com 710ml de chopp. “Estamos vendendo muitas latas, pois o pessoal tem se preocupado em fazer estoque. Geralmente, o cliente liga ou entra em contato pelo WhatsApp, e vem buscar. É tudo muito rápido”, explica. Os pedidos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h, pelos telefones 71 2137-0669 ou 99235-4990.

Parede com torneiras de chopp da Vitrine da Cerveja
Tap wall da Vitrine da Cerveja agora enche apenas growlers e crowlers para consumo em casa (Francisco Ribeiro/Cerveja Na Bahia)

Conheça as opções de delivery

Salvador

The Bunker – Take away (compre e retire na loja) para compra de chopp (levando seu growler), garrafas e souvenirs – de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h – Rua Alexandre Herculano, 45 (1º andar), Pituba – Salvador
Choperia Salvador – Delivery para o Rio Vermelho e bairros próximos – Pedidos até às 19h30 pelo WhatsApp (71) 99112-9794 e (71) 99994-6362
Chopp Shop – Delivery no site Cerveja Salvador, take away (compre e retire na loja) ou iFood, às quartas e sextas-feiras, das 16h às 19h – Rua da Florida, nº 235, Graça – Salvador
Mestre Cervejeiro Salvador – Delivery pelo telefone e WhatsApp 71 3271-4901
Peritus Bar – Take away (compre e retire na loja) de chopp com 25% de desconto no growler – Peça pelo WhatsApp (71) 98382-7057 – Rua das Dálias, 540, Pituba – Salvador
Rhoncus Beergarden – Delivery e take away (compre e retire na loja) de cervejas artesanais pelo WhatsApp 71 99372-6738 – Alameda das Algarobas, 76, Caminho das Árvores – Salvador
Vitrine da Cerveja – Delivery e take away (compre e retire na loja) – segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h, pelos telefones 71 2137-0669 ou 99235-4990 – Alameda Benevento, 245 – Parque Júlio César, Pituba – Salvador

Essa lista está em constante atualização. Colabore pelo contato@cervejanabahia.com.br

Cervejarias com delivery

Mais premiada cervejaria baiana, a cervejaria cigana MinduBier também não está medindo esforços para se manter viva no consumo do cervejeiro baiano, durante as medidas de isolamento social. O mestre cervejeiro e sócio-proprietário, Gustavo Martins, explica que está renegociando contratos para reduzir custos. “Cancelamos o lançamento que faríamos de mais um rótulo, mas lançamos três canais de venda para o estoque que temos de garrafas e latas”, anuncia.

Durante esse período, os clientes podem comprar os rótulos da Mindu nas lojas que estão fazendo venda por delivery, pelo site www.mindubier.store ou pelo WhatsApp 71 99708-9440. E ainda nesta última semana de março pelo iFood. É possível receber via delivery, com taxa de R$5, ou retirar o produto no bairro da Graça.

Lata da cerveja Minducloudy da cervejaria MinduBier
A MinduBier faz o delivery ou permite que você busque o produto no bairro da Graça, em Salvador (Divulgação)

Clientes fiéis

Entre as fábricas locais, uma das saídas foi suspender a produção e dar vazão aos produtos pelo delivery, assim como fez a Cervejaria 2 de Julho. “Nossa fábrica está fechada e sem produção, para resguardar nossos funcionários, fornecedores, vizinhos de condomínio e clientes que circulam por lá”, explica o mestre cervejeiro e sócio-proprietário, Bernardo Lepinkson.

Ele diz que a cervejaria está oferecendo preços exclusivos. “Essa é somente uma medida paliativa para não deixar de atender aos nossos clientes fiéis”, justifica. Lepinkson diz que o delivery é também uma maneira de se manter o consumidor em casa, sem correr riscos ao sair para adquirir produtos. “Também buscamos fazer uma conscientização (sobre o Covid-19) com mensagens nas redes sociais”. Os pedidos podem ser feitos às terças e sextas-feiras, pelo telefone 71 99165-4423.

Cervejarias com delivery

Salvador e região

Cervejaria 2 de Julho – Delivery de garrafas (500ml) pelo telefone/WhatsApp 71 99165-4423
Cervejaria Calundu – Delivery de pet growlers de 1L ou 2L pelos telefones/WhatsApp 71 98878-3020 / 99105-8469 ou 99609-1716
Híbrida – Delivery de chopp (pet growlers) – Via direct no Instagram – Salvador e Lauro de Freitas (BA)
Mascarenhas – Delivery de chopp (growlers) e garrafas – Telefone/WhatsApp 71 988765475
MinduBier – Delivery pelo WhatsApp 71 99708-9440, site www.mindubier.store ou iFood
Proa Cervejaria – Delivery de chopp (growler), garrafas e até barris de chopp – Reservas via direct ou telefone 71 99671-6030
Sotera – Delivery de growlers de 2L, 1L ou 500ml com chopp – Pedidos pelos telefones 71 3623-4984 / 98951-0820

Feira de Santana

Cervejaria Sertões – Take away (compre e retire no balcão) e delivery de garrafas e chopp para Feira de Santana, pelo telefone/WhatsApp 75 98172-7999 – das 17h às 23h – Container Mall, Av. Maria Quitéria, 2011 – Feira de Santana (BA)

Amargosa

Cervejaria Cariniana – Delivery em parceria com a Casa do Requeijão – entregas e pedidos durante horário comercial, de segunda a sábado, somente em Amargosa (BA). Entrega grátis. Telefone 75 3634-1767.

Essa lista está em constante atualização. Colabore pelo contato@cervejanabahia.com.br

Lojas de insumo

As lojas de insumos cervejeiros também precisaram se adequar às novas formas de venda, evitando a circulação e aglomeração de clientes nos seus espaços. Mas continuam permitindo que os cervejeiros e as cervejeiras mantenham vivo o hobby de produzir cerveja em casa, ainda mais nesse momento difícil de isolamento social e confinamento.

Sócio-proprietário da Bahia Malte, Marcus Lutz reconhece que a crise da pandemia vai prejudicar bastante todo o mercado local, mas as mudanças foram inevitáveis. “Neste momento, nossa prioridade é proteger nossos três funcionários e mudar a forma de funcionamento da empresa. Encerramos o atendimento presencial e estamos aceitando compras de insumos e equipamentos apenas pela loja virtual e WhatsApp”. Anote o número: 71 99959-7263.

Lutz garante que o serviço de entregas está em pleno funcionamento, atendendo a pedidos de insumos em toda a Bahia. E como forma de compensar o encerramento dos atendimentos na loja física, ele ampliou o horário de atendimento para de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Outra iniciativa foi oferecer 10% de desconto na compra dos pet growlers com chopp, com taxa de entrega de apenas R$ 5.

Os insumos para se fazer cerveja em casa estão disponíveis para delivery, como as sacas de malte, lúpulos, leveduras e equipamentos (Divulgação)

Casa Olec

Outra loja de insumos cervejeiros, a Casa Olec Salvador, localizada no bairro da Pituba, também encerrou temporariamente o atendimento presencial para focar nas vendas por telefone e WhatsApp. “Ação inevitável para a proteção dos nossos clientes e colaboradores”, justifica Henrique Lisboa, sócio-proprietário. Anote o número para fazer os pedidos de insumos e equipamentos de produção cervejeira: 71 98182-8183.

Lisboa diz que as entregas estão sendo feitas via motoboy, com valores bem em conta e de forma rápida. A retirada na porta também é uma opção para quem desejar, especialmente para os equipamentos cervejeiros que têm dimensões maiores. Ele garante que todo o estoque de insumos, equipamentos, chopps (em growlers) e cervejas em lata e garrafas estão disponíveis para compra.

A Casa Olec faz o delivery ou permite que o cliente busque os insumos na loja (Divulgação)

Dicas de sanitização

Como forma de conscientização e prevenção ao novo coronavírus, o empresário diz que tem instruído os clientes sobre os cuidados com a sanitização, como limpeza com água e sabão, melhores formas de utilização do álcool 70% e o uso de outros sanitizantes. “O Biofor (sanitizante a base de iodo), por exemplo, é um excelente viricida, mas deve ser utilizado na diluição correta para combater o Covid-19 (50 ppm, que equivalem a 2,2 ml para cada litro de solução)”, recomenda.

Além disso, a loja restringiu a venda do álcool 70% para duas unidades por pessoa, para que o estoque, hoje zerado, possa chegar à maior quantidade de lares possíveis.

Com colaboração de Nélio Castro (Bebendo com Amigos)

Francisco Ribeiro

Francisco Ribeiro é jornalista e editor do Portal Cerveja Na Bahia. Email: contato@cervejanabahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *