Cervejaria Água de Meninos une cerveja a lugares da Bahia

A cervejaria Água de Meninos vem ganhando destaque pelas boas cervejas e por levar a história da Bahia em seus rótulos. Os bairros da Ribeira e mais recentemente de Itapuã, além da cidade de Amargosa, são lugares já retratados nas garrafas que guardam uma boa cerveja artesanal.

O nome da cervejaria já é carregado de história. Água de Meninos é um dos bairros mais antigos de Salvador – e cheio de coisa pra contar. Localizado na área portuária da Cidade Baixa, abrigava a famosa Feira de Água de Meninos, que, após o incêndio de 1964, foi transferida para São Joaquim.

Mas por que Água de Meninos? A história mais aceita diz que a antiga praia do local, antes de ser aterrada para atividades portuárias, era a preferida para o banho dos meninos dos bairros do Barbalho e do Santo Antônio. Sendo “de menino” uma expressão típica do baianês.

cerveja Itapuã juicy IPA da Água de Meninos
A juicy IPA Itapuã é a mais nova cerveja da Água de Meninos. Leve, com aromas de frutas tropicais, notas de manga, abacaxi e maracujá (Divulgação)

Cervejaria cigana

As primeiras brassagens começaram em 2016. Um kit cervejeiro com capacidade para 30 litros foi o início de tudo. E os primeiros testes foram feitos com uma American Pale Ale. O segundo passo foi migrar para um espaço dentro da Padaria Pão da Praça, no Rio Vermelho, da sócia Márcia Sentges, produzindo 50 litros.

Até que em abril de 2018, a cervejaria produziu como cigana 1 mil litros da Ribeira (Session Rye IPA com centeio) na Caatinga Rocks, cervejaria de Maceió (AL). A receita foi do mestre cervejeiro Mário Baqueiro, oriundo da Confraria do Hospício, que chegava para reforçar o time e dar um toque mais ousado às receitas.

Logo depois, a Água de Meninos migrou para ser cigana da Cervejaria Proa, então recém inaugurada em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Desde então, a cervejaria vem produzindo lotes da Ribeira, da Amargosa (Double IPA com rapadura) e da recém lançada Itapuã, uma Juicy IPA com tapioca. São 1 mil litros/mês.

rótulo da double IPA Amargosa
Rótulo da Double IPA Amargosa, criação da artista baiana Maria Tarrafa (Reprodução)

Arte da Bahia

A criação dos rótulos fica sempre a cargo de artistas baianos. O publicitário Ronie Menezes foi o responsável pela criação do rótulo da Ribeira. Sérgio Bordin criou o rótulo da Itapuã. E Maria Tarrafa os rótulos da Amargosa e da Origem, uma specialty beer com licuri e mel de cacau.

As cervejas da Água de Meninos podem ser encontradas em mais de 40 pontos de venda em Salvador e no interior da Bahia, incluindo Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana.

A Água de Meninos é formada por:

Abdon Menezes (advogado – Administrativo e Comercial)
Marcelo Sentges (advogado – Comercial e Financeiro)
Márcia Sentges (comerciante e gastrônoma – Comercial)
Mário Baqueiro (publicitário – Mestre Cervejeiro)
Ivã Magali (advogado – Comercial e Logística)

Saiba mais sobre a Água de Meninos:

Sede: Avenida Iemanjá, 162 – Boca do Rio – Salvador (BA)
Instagram @aguademeninos
Facebook /aguademeninoscervejasartesanais
Telefone 71 98793-0200 (comercial)
Atende delivery e fornece chopp para eventos (com chopeira)

Francisco Ribeiro

Jornalista e editor do portal Cerveja Na Bahia. Email: contato@cervejanabahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *