Cervejaria 1000 é da Bahia! Mascarenhas celebra marca neste sábado

O Beba da Fonte, evento que a Cervejaria Mascarenhas realiza neste sábado (15), em sua fábrica em Lauro de Freitas (BA), vai ter um gostinho especial. A empresa baiana foi exatamente a milésima cervejaria registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), marca comemorada por todo o mercado de cervejas artesanais do País.

O feito mereceu destaque em matéria produzida pelo repórter Sandro Macedo e publicada pela Folha de São Paulo, na última sexta (7), chamando a atenção para o intenso crescimento do mercado de artesanais nos últimos anos. Considerando o período de 2014 até meados de 2019, mais de cem novas fábricas foram abertas por ano. E nos 150 primeiros dias desse ano, já foram 111 novas cervejarias.

sócios da cervejaria Mascarenhas na fábrica
Antonio Mascarenhas, Mauricio Cunha e Alex Gramacho celebram a marca de cervejaria brasileira nº 1000 (Divulgação)

Bahia em destaque

Um dos sócios-proprietários da Mascarenhas, Maurício Cunha, diz que o feito é importante para o mercado brasileiro e, principalmente, para a cena cervejeira local. “O Brasil alcançar a (marca da) milésima cervejaria é gratificante, particularmente para a Mascarenhas, agraciada por ser a número mil, mas não devemos esquecer que, com isso, contribuímos para que a Bahia, com suas excelentes artesanais, apareça nesse cenário nacional”, destaca.

O sócio Alex Gramacho chama a atenção para o intenso crescimento do mercado – segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), mais de 290% nos últimos dez anos – mas também para uma maior qualificação de todo o setor. “Chegar ao marco de mil fábricas registradas nos mostra como o segmento continua crescendo, mas há também uma busca maior pela profissionalização”, aponta.

Mestre cervejeiro e idealizador da cervejaria, Antonio Mascarenhas fala da surpresa com a notícia. “Em meio a tantas cervejarias que estão abrindo no Brasil, uma cervejaria baiana, de Lauro de Freitas, ter sido a número 1000 foi muito bom, mas queremos que a Bahia figure entre os dez estados com mais cervejarias (registradas), que o público possa se familiarizar melhor com nossos sabores e consumam em todas as nossas cervejarias”, idealiza.

Beba da Fonte

copo com cerveja da cervejaria Mascarenhas
Beber cerveja fresca é privilégio para quem visita a fábrica durante as edições do Beba da Fonte (Divulgação)

Para celebrar a marca de cervejaria nº 1000 do Brasil, e o conseqüente destaque no cenário nacional, o Beba da Fonte deste sábado vai acontecer no clima de São João, a partir das 11h, com muito forró, comidas típicas da Frescor Mania e promoções especiais para quem for à fábrica da Mascarenhas. A entrada é franca e o visitante tem a oportunidade de beber cerveja fresca direto da fonte (pague apenas o consumo).

Nas torneiras do bar da fábrica, vão estar disponíveis cervejas dos estilos Summer Ale, American Wheat, Red Indian Pale Ale (IPA), New England IPA e uma Catharina Sour de acerola da parceira Cervejaria Amada. Para harmonizar com as brejas, o visitante vai ter as opções de carnes e hambúrgueres da Buffalo’s Gourmet.

A Cervejaria Mascarenhas está localizada na Rua Ivan Figueiredo, 38, Lote 13, Galpão 4 – Loteamento Jardim Aeroporto, Lauro de Freitas (BA).

Para mais informações, ligue (71) 99629-5497.

Serviço

O QUE
Beba da Fonte – Cervejaria Mascarenhas
ONDE
Rua Ivan Figueiredo, 38, Lote 13, Galpão 4 – Loteamento Jardim Aeroporto, Lauro de Freitas (BA)
QUANDO
Sábado, 15 de junho de 2019, a partir das 11h
QUANTO
Entrada gratuita (pague apenas o consumo)

Francisco Ribeiro

Francisco Ribeiro é jornalista e editor do Portal Cerveja Na Bahia. Email: contato@cervejanabahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *