Cerveja artesanal em Salvador? Vá à Vitrine da Cerveja

Se você mora ou está de passagem em Salvador, um destino certo para beber cerveja artesanal é a Vitrine da Cerveja. É a loja mais antiga em atividade, a maior e melhor carta de cervejas (segundo a Veja Comer e Beber Bem 2018/19). Tem sempre uma excelente variedade e lançamentos das melhores cervejarias da atualidade.

São mais de 320 rótulos, nacionais e importados, além de sete torneiras de chopp. É possível beber desde cervejas locais até lançamentos de cervejarias como Dogma, Everbrew, Dádiva e Bold Brew, por exemplo. Você encontra rótulos tradicionais e novidades em garrafas e latas.

cervejas artesanais na Vitrine da Cerveja
A Vitrine da Cerveja oferece mais de 320 rótulos de cerveja artesanal (Francisco Ribeiro/Cerveja Na Bahia)

Início virtual

A Vitrine surgiu em julho de 2013, quando o então corretor de imóveis, Claiton Santos, decidiu criar uma loja virtual de cervejas artesanais. Eram apenas 80 rótulos disponíveis para entrega em todo o Brasil. No espaço físico, onde hoje funciona a loja/bar, no bairro da Pituba, funcionava apenas o estoque da loja virtual.

Como alguns clientes preferiam buscar ali as cervejas, logo surgiram as sugestões para se ter consumo na loja. Entre 2014 e 2015, quando a Vitrine já oferecia mais de 250 rótulos, Claiton – conhecido como o “Patrão” da cerveja artesanal na Bahia – decidiu colocar um freezer para que os clientes degustassem as brejas. Às sextas-feiras, ele passou a engatar um barril de chopp, numa chopeira.

chopp artesanal na Vitrine da Cerveja
A oferta de chopp artesanal alavancou a Vitrine da Cerveja (Francisco Ribeiro/Cerveja Na Bahia)

Site virou bar

Assim, o que era inicialmente um estoque para as vendas do site se tornou um ponto de venda e de consumo de cervejas artesanais. Em paralelo, a Vitrine iniciou o trabalho de distribuição para lojas e bares.

“Passamos a participar de feiras pela cidade, entre julho e novembro. Foi um ano decisivo para colocarmos nosso nome na rua”.

Claiton Santos

Deu certo. Em 2016, a Vitrine já chegava perto dos 300 rótulos. Aumentou a carteira de distribuição e conseguiu a exclusividade de cervejarias como Seasons, Dogma, Doom, Bierland, Júpiter e Perro Libre. A venda de chopp cresceu e a loja passou a ter quatro torneiras fixas. Em outubro, realizou o October Beer para mais de 300 pessoas, entrando também para o ramo dos eventos cervejeiros.

No ano seguinte, com mais de 300 rótulos nas prateleiras, a loja passou por uma ampliação e reforma. Foram instaladas sete torneiras de chopp e mais dois refrigeradores. Claiton decidiu investir no mercado local, direcionando as vendas do site apenas para o norte e nordeste. A distribuição angariou novas cervejarias parceiras como Hocus Pocus, Three Monkeys, 3 Cariocas, Juan Caloto, Dádiva e Everbrew.

torneiras de chopp artesanal na Vitrine da Cerveja
Bar da Vitrine da Cerveja oferece sete torneiras de chopp artesanal (Francisco Ribeiro/Cerveja Na Bahia)

Conglomerado cervejeiro

Em 2018, o site passou a atender apenas o mercado baiano. A Vitrine se consolidou como o tripé loja, bar e distribuidora de cervejas artesanais mais importante da Bahia. O portfólio ultrapassou os 320 rótulos. Mesmo sendo um ano de crise no país, Claiton manteve a rotina de oferecer novidades aos clientes, com lançamentos de cervejarias como Suricato, Treze e Bold Brew.

Iniciando 2019, a Vitrine da Cerveja já distribui rótulos artesanais para mais de 90 pontos de venda em Salvador e interior da Bahia. Além da loja e do bar, com as sete torneiras de chopp, a empresa também investe na área de eventos particulares, fornecendo chopp para sua festa. Basta ligar para 71 2137-0669.

Vitrine da Cerveja tem melhor carta de cervejas de Salvador
Melhor carta de cervejas de Salvador, segundo a Veja Comer e Beber Bem 2018/19 (Francisco Ribeiro/Cerveja Na Bahia)

A Vitrine está localizada na Alameda Benevento, 245, no Parque Júlio César – Pituba – Salvador (BA). Fica no primeiro andar, no finalzinho da varanda.

Funcionamento
Segunda (14 às 19h)
Quarta e quinta (9 às 21h)
Sexta (9 às 23h)
Sábado (9 às 21h)

Site: www.vitrinedacerveja.com.br
E-mail: claiton@vitrinedacerveja.com.br

Encontre a Vitrine da Cerveja:

Francisco Ribeiro

Jornalista e editor do CNB. Email: contato@cervejanabahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *